Isso é o que dá nome ao anime: Himouto é uma junção das palavras japonesas, himono e imouto, sendo "himono" uma popular expressão japonesa que designa mulheres de dupla personalidade (melhor explicação neste outro post) e "imouto" facilmente traduzida como "irmã mais nova". Himouto, descreve, por tanto, Umaru: a irmã mais nova de dupla personalidade - ou tripla, no caso.
Para diferenciar os momentos de manifestações das diversas personalidades de Umaru, o anime não trabalha apenas com as ações da garota, mas com toda a sua imagem, reformulando traços e vestimentas da mesma. Na imagem acima, à esquerda, uma garota normal, de aparência bonita, representa a versão "fora de casa", enquanto no centro, com um desenho mais infantil e desengonçado, aparece quando Umaru está sendo "ela mesma". Existe ainda uma versão menos frequente, a direita, que é a versão UMR, quando Umaru sai de casa para jogar em fliperamas e participar de campeonatos de jogos - tudo para não expor sua identidade e personalidade ao mundo.
Ao longo dos episódios, somos apresentados a conflitos e benefícios de manter várias imagens diferentes que, no fundo, é apenas uma forma de dividir a nossa personalidade: todas as nossas faces fazem parte de nossa identidade. A mensagem pode ser bonitinha, mas o que marca esse anime cotidiano é a comédia.
Se você é o tipo de pessoa que só gosta de ficar em casa comendo o dia todo, vai rolar uma boa identificação com Umaru e, consequentemente, muitas risadas por se sentir tão bem representado por uma personagem que revela-se extremamente cativante, seja qual for a "pele" que adota. Independente de sozinha, com seu irmão ou com suas amigas, Umaru sempre se mete em situações constrangedoras ou icônicas que são os grandes destaques dos episódios, assim como a fofura da personagem.
O anime é baseado no mangá homônimo que é serializado de forma mensal pela revista Weekly Young Jump, rendendo duas temporadas, episódios especiais e até mesmo um jogo para PlayStation Vita, lançado em 2015. A versão animada foi transmitida no Brasil com exibição simultânea pela Crunchyroll, com vozes de Aimi Tanaka, Kenji Nojima e Akari Kageyama para os personagens principais.
0 Comentários