Lançado em 2001, o filme A Viagem de Chihiro é uma animação tão querida pelo público e pela crítica que se tornou vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação. Com roteiro e direção de Hayao Miyazaki, a obra do Studio Ghibli sempre deixou os fãs curiosos quanto a uma das cenas, com uma misteriosa comida que parece ser apetitosa, e a receita secreta foi finalmente revelada!
Em setembro de 2020, Hiromasa Yonebayashi, que trabalhou como animador em A Viagem de Chihiro e dirigiu O Mundo dos Pequeninos pelo mesmo estúdio, revelou em seu Twitter qual é a refeição apreciada pelos pais de Chihiro logo antes de serem transformados em porcos. Segundo sua sequência de tweets, o popular prato do filme é estômago de celacanto.
ジブリが自由につかっていいということなので、自分が原画をやったところを。
— 米林宏昌 (@MaroYonebayashi) September 18, 2020
千尋は長編の原画初だったので緊張しつつ、いろいろ研究しながら描きました。ハクにダンゴを食べさせるところはみんなで大型犬に触れながら動きを観察したなあ。 pic.twitter.com/Q4MRJpB7hs
"Para a comida gelatinosa que o pai de Sen está comendo, estava escrito 'estômago de celacanto' no storyboard. [...] Talvez tenha sido escrito nos layouts do diretor Miyazaki? A propósito, esses quadros-chave foram corrigidos para que parecessem três vezes mais irregulares", diz a tradução do Grape Japan das partes sobre A Viagem de Chihiro na thread do animador.
Bawan (Foto: Wikimedia Commons)
Anteriormente, haviam rumores de que o prato em questão seria o Ba-Wan, uma iguaria da culinária de rua taiwanesa que tem aparência gelatinosa e semelhante ao do filme japonês. No entanto, com a resposta de Hiromasa Yonebayashi, sabemos agora que embora parecidos, os dois pratos não são o mesmo.
O celacanto, que significa "coluna oca", é uma classe de peixes presente no profundo do Oceano Índio Ocidental e que conta com várias espécies já extintas desde o período devoniano. Graças aos fósseis que datam mais de 400 milhões de anos, esses peixes ficaram conhecidos como fósseis vivos.
Celacato (foto: Wikimedia Commons)
Além de estarem listados na lista de espécies que correm risco de extinção, o consumo de celacanto não é recomendado "porque sua carne contém grandes quantidades de óleo, ureia, ésteres de cera e outros compostos que lhes dão um sabor desagradável e podem causar doenças", segundo o Wired.
Portanto, você não irá encontrar receitas com esse peixe por aí, visto que o prato presente em A Viagem de Chihiro, um filme de fantasia, não existe ou sequer seria possível na vida real pelas características não-consumíveis do celacanto. Mas, a termos de curiosidade, é interessante que um dos principais mistérios por trás de A Viagem de Chihiro chegou ao fim quase 20 anos após a estreia do filme.
0 Comentários