A série Tokio 2020, atualmente com dois volumes publicados e um terceiro a caminho, acompanha a história da protagonista Emi Lins, que tem grande interesse pela cultura japonesa e pôde viajar ao Japão para acompanhar os Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio. Em meio a essa viagem que é a realização de um sonho e a concretização da mulher independente que é, a personagem vive ainda um grande romance.
O primeiro livro foi escrito antes da pandemia e em um curto período, já que se tratava de um edital com curto prazo. Ane Forcato se dedicou à escrita da obra e, para facilitar o processo, escolheu dois temas que ama para discorrer a respeito: Japão e esportes. Assim nasce Tokio 2020, um livro repleto de amor próprio, autonomia e, ainda, referências a animes e um toque de dorama em seu romance, mas com aquele "tchan" brasileiro.
Na entrevista, Ane revelou que seus personagens, Emi e Suiroshi, possuem como avatares os atores japoneses Furukawa Yuki e Miki Honoka, que atuaram juntos no romance Itazura na Kiss e, para ela, possuem o espírito do casal de seu livro. Quanto às referências de anime, conta que começou a assistir aos desenhos japoneses ainda na infância, com A Princesa e o Cavaleiro, mas se apaixonou por Naruto e gosta de inserir "easter eggs" ao anime em suas obras.
A sequência, Encontro em Tokio, pôde ser escrita com mais tempo, mas a autora revela que ambos livros são semelhantes em seus ritmos, sempre dinâmicos, e que essa agilidade é uma característica sua e de seu processo criativo que também é passada para seus livros, assim como o amor que nutre pela cultura japonesa.
Com tanta criatividade em mãos, Ane deu vida ainda um terceiro livro: Tokio! será o terceiro e último livro dessa saga e já teve sua capa revelada, mas segue sem previsão de lançamento. Na entrevista, Forcato disse ainda que, apesar desse ser o último, ela planeja lançar livros derivados da história, explorando outros aspectos da trama em narrativas mais voltadas para o público adulto, mas que essa ideia ainda está em fase muito inicial e não pode revelar grandes detalhes ate o momento.
Conversando com o Elfo Livre, a autora comentou ainda sobre a importância da valorização da cultura nacional e da importância de vermos nossa região e cultura representada nas páginas dos livros, relembrando como se sentiu tocada por uma obra de André Vianco em que a cidade de Sorocaba é citada. Ane fala, ainda, sobre como os autores nacionais são acessíveis, permitindo momentos como essa entrevista com o Elfo Livre, que aperta os laços entre escritor e público.
Confira também, no vídeo abaixo, a entrevista de Ane Forcato ao Entreter-se, site parceiro do Elfo Livre:
Os livros de Ane Forcato estão à venda no site da Editora Coerência.
0 Comentários