Anime (アニメ, pronuncia-se animê) é a abreviação da palavra "animação". No Japão, o termo refere-se a qualquer tipo de animação, mas, no ocidente, representa as animações japonesas. Além das famosas séries para a televisão, também encontram-se em filmes, ONAs (especiais de internet) e OVAs (especiais para mídias físicas).
Ao contrário do que muitos pensam, os animes não são necessariamente voltados para o público infantil: como toda animação, seus públicos podem variar de acordo com a temática. Desenhos, inclusive animes, não são só para crianças, e estão disponíveis em todos os gêneros possíveis.
Embora alguns projetos pioneiros já rodem desde o início do século XXI, a produção massiva de animes começou após a Segunda Guerra Mundial. Os anos se passaram e a indústria cresceu tanto que atingiu sucesso internacional, recebendo dublagens e mesmo produções não-japonesas com o mesmo estilo de arte, como o sucesso Avatar.
Alguns animes/mangás chegam a receber também versões Live Action. Estes são adaptações para filmes ou doramas (parecidos com novelas e seriados televisivos), deixando os desenhos de lado para dar espaço a atores de verdade.
Em território nacional
No Brasil, os animes começaram a chegar por meio da Rede Record e extinta TV TUPI, no final dos anos 60 e 70. A primeira exibição foi de National Kid!, censurada após cinco anos pela ditadura militar por conter "heróis voadores". Nos anos 80, Patrulha Estelar recebe destaque.
A TV Manchete surge com os animes nos anos 90, garantindo sucesso nacional com Os Cavaleiros do Zodíaco, série que se tornou febre em todo o território. Shurato, Sailor Moon e Yu Yu Hakusho vieram logo em seguida.
Em 1999 a TV Manchete deixa de existir, mas as animações japonesas já haviam impactado o país de tal modo que outras emissoras (abertas e pagas) começaram a exibir títulos como Pokémon, Digimon, Dragon Ball, Sakura Cards Captor, Inuyasha e Naruto.
A febre dos animes foi tão forte no Brasil que começaram a surgir eventos voltados ao público. Em 2003 ocorreu a primeira edição do Anime Friends, qual se repete anualmente. Esses eventos e feiras afim de promover a cultura dos animes ocorrem em todo o mundo e contam com stands, salas temáticas, comidas típicas, apresentações de bandas, animekê (karaokê com músicas japonesas, em geral temas de animes) e os queridos concursos de cosplay.
Cosplay
Cosplay é a abreviação de "costume play", uma espécie de fantasia, representar algum personagem a caráter. Os cosplayers vestem-se, maquiam-se e interpretam seus personagens preferidos, sejam eles oriundos de um anime, mangá, filme, desenho, livro ou jogos.
Essa arte é um hobby que pode evoluir para uma profissão. Em eventos, muitos cosplayers são contratados para interpretarem tal personagem e se apresentarem como ele. Além disso, os concursos de cosplay buscam premiar as performances mais elaboradas e fiéis ao original.
No Brasil, o cosplay chegou no final da década de 80 em convenções de Star Trek e RPG, onde os fãs caracterizavam-se, mas o termo ainda não existia.
*Texto originalmente publicado no site Atmosfera Nerd.
0 Comentários