Escolha do editor

5/random/post-list

Ad Code

Anúncios

Resenha | Um Passo de Cada Vez, livro de Iris Figueiredo

Resenha | Um Passo de Cada Vez, livro de Iris Figueiredo

A Editora Seguinte, selo jovem da Companhia das Letras, lança em novembro de 2022 Um Passo de Cada Vez, novo livro da escritora Iris Figueiredo, mesma autora do sucesso Céu Sem Estrelas. Segundo descrição da página oficial do livro na Amazon, "esta é uma história delicada sobre ter coragem para falar o que guardamos bem lá no fundo e para nos abrirmos a novos caminhos".

A trama a companha a jornada de Mari. Colegas de escola espalharam boatos horríveis sob re ela e sua reputação foi arruinada. Para piorar, sua melhor amiga Nina mudou de escola, e Mari está se sentindo mais sozinha do que nunca. A única coisa que a mantém feliz são as músicas do Tempest, sua banda preferida que está prestes a fazer um show em Niterói. 

Buscando uma forma de escapar da própria solidão, Mari grava despretensiosamente um vídeo em que fala sobre o seu amor pela banda Tempest, e seu canal passa a ganhar cada vez mais alcance. Ela também conhece um garoto fofo e tudo parece estar se ajeitando em sua vida, mas aprender a aceitar a felicidade após tantas dores não é uma tarefa fácil. 

Céu Sem Estrelas já era um dos meus livros preferidos, então li Um Passo de Cada Vez com as expectativas no topo e Iris Figueiredo conseguiu superar todas com sua escrita incrível, uma narrativa sensível e uma protagonista que fez eu me sentir representada e inspirada das mais distintas formas. 

Pela sinopse, esperava que o livro fosse focar na vontade da protagonista de ir ao show da sua banda preferida com a sua melhor amiga, encontrando a felicidade ao longo do caminho. Embora, de fato, o livro seja sobre isso, é apenas uma parte da história. Um Passo de Cada Vez se torna mais profundo a cada página conforme segue abordando temas como abuso sexual e distúrbios alimentares sem romantizações. Mas sem spoilers

Aos 17 anos, o tema do vestibular e a escolha de uma faculdade/profissão não é deixada de lado na história, e é muito realista a forma como Mari se sente pressionada por tudo, mas inspiradora a forma como lida com o assunto e toma suas decisões. A insegurança de protagonista frente a todos os obstáculos que enfrentou vai lentamente se desconstruindo e dando espaço para uma nova eu mais aberta ao mundo, aos amigos, aos familiares, aos novos relacionamentos e para o seu futuro. 

Neste quesito, a criação de conteúdo entra em cena como o momento em que mais me identifiquei com a Mari: gostar do que faz, querer fazer mais, mas ao mesmo tempo se sentir assustada, com medo das proporções que pode tomar e, principalmente, das reações negativas que, ainda que em minoria, são difíceis de ignorar. Posso ser mais velha que Mari, mas lê-la contornar as situações me deu um ânimo que há tempos não sentia.  

Se pudesse resumir esse livro em apenas uma palavra, seria lição. Foi um grande entretenimento, um livro divertido e que passou super rápido, mas que mesmo em sua leveza conseguiu entregar uma aula de como se abrir, superar seus medos e deixar para trás tudo aquilo que não te deixa ser a versão mais feliz de si mesma.

Adquirindo pelo link acima você ajuda o blog Elfo Livre sem gastar nada a mais!

Postar um comentário

0 Comentários

Anúncios 2

Ad Code